Setembro Amarelo: precisamos falar sobre isso.


Você sabe o que é o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de conscientização a respeito da prevenção do suicídio. No Brasil, o movimento foi criado no ano de 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Embora o dia 10 de setembro seja marcado, oficialmente, como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, vale lembrar que o compromisso com essa conscientização deve ocorrer durante todos os meses do ano e pode contar com o apoio e participação de qualquer cidadão.

Por que é importante falar sobre o tema?

Durante muito tempo o suicídio foi um tema pouco falado em ciclos sociais e marcado por mitos, estigmas e silêncio. A partir do crescimento da campanha Setembro Amarelo, aos poucos tais impasses foram sendo superados, permitindo que o assunto ganhasse maior visibilidade e fazendo com que as pessoas tivessem maior acesso aos meios de prevenção. Diante disso, compreender os motivos e formas de ajudar são fundamentais para reverter os índices que acometem o Brasil. No atual contexto de pandemia, a situação pode se tornar ainda mais agravante, por isso, é necessário discutir, apoiar e apresentar alternativas de como lidar com a questão. Por meio do debate dessa temática, é possível observar que esse ato não se trata de algo isolado e estimular sua discussão contribui para desestigmatizar um tema tão relevante em nossas vidas e que deve ser levado a sério: a saúde mental.

Separamos algumas fontes pra você que quer se informar sobre o movimento do Setembro Amarelo (bit.ly/2Rna9Ip). Caso você precise de ajuda, ligue 188 - Centro de Valorização da Vida.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Mapa do site

nos encontre
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Layout por Tai Ravedutti
Receba nossa Newsletter