Denúncias de fraudes de cotas raciais realizadas

Após exposições de fraudes de cotas raciais virem à tona algumas semanas atrás e ter o assunto discutido em Assembleia, criamos um canal para as denúncias dos alunos de RI UFF, através de um formulário. O formulário foi fechado quinta-feira passada (2/07) e, após pesquisa para obter algumas informações que faltavam, o total de 20 (vinte) denúncias foram enviadas para a Ouvidoria da UFF ontem.

A resposta ao formulário era anônima e as denúncias foram realizadas se utilizando da pessoa jurídica (CNPJ) do CASViM, garantindo mais segurança aos indivíduos envolvidos. Obtivemos uma resposta padrão por email afirmando que as denúncias serão apuradas (na íntegra abaixo). Ressaltamos nosso compromisso com o corpo discente do curso de RI e prometemos acompanhar e informar sobre as atualizações dessas manifestações.

"A Ouvidoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), esclarece que :

-A UFF trabalha, desde a 1ª edição do SiSU de 2017, com comissão de verificação da Autodeclaração Étnico-Racial – Comissão de Hetero identificação composta por professores, técnicos-administrativos e estudantes, na etapa denominada pré-matrícula presencial dos ingressantes nos cursos de graduação presencial. No primeiro semestre de 2017, foi constituída, pela Portaria do Reitor nº 60.370, de 22 de dezembro de 2017, a Assessoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (AFiDE), para assessorar a implantação e o acompanhamento das Políticas de Ações Afirmativas Étnico-raciais, no âmbito da UFF.

- Antes de 2017, a UFF aplicou apenas a autodeclaração para avaliação de etnia.

- As denúncias que são submetidas à Universidade pelos canais oficiais, no caso a Ouvidoria da UFF, são apuradas pelos canais competentes e, de acordo com esta apuração recebem as providências cabíveis, quais sejam, arquivamento -quando não se configura qualquer materialidade de fraude, ou processo de sindicância e/ou disciplinar, com as atribuições das penalidades previstas no Regimento Geral da UFF.

Esta manifestação será encaminhada para apuração e providências cabíveis."

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes