NOTA DE REPÚDIO À INVASÃO DA ASSEMBLEIA DO CASViM

June 10, 2020

Na noite de hoje (10/06), o CASViM tinha sua Assembleia Geral marcada para às 18h através da plataforma Google Meets. Divulgamos a Assembleia e seu link na plataforma aproximadamente uma semana atrás, antes de alguns ataques cibernéticos às instituições universitárias de dentro e fora da UFF ocorrerem. Os participantes da reunião entraram, em sua maioria, com cerca de 15 minutos de antecedência na sala e, apesar de termos pedido que entrassem com o email institucional (@id.uff.br), sabemos que nem todos os alunos o têm ou conseguiriam logar nele no momento. Por isso, aceitamos a maioria dos pedidos de acesso à sala - não temos como saber o nome de todos os alunos que iriam participar e se o nome dele no email é condizente com o que conhecemos, visto que a pessoa poderia utilizar um apelido ou mesmo estar logado pelo celular/computador de outra pessoa.

A partir das 18h, no entanto, a quantidade perfis “fake”, com fotos de animais ou personagens fictícios, se tornou insustentável. Apesar de tentarmos negar a entrada dos perfis obviamente falsos, devido ao volume de solicitações se tornou impossível controlar quem entraria ou não na reunião - muitas vezes, tentávamos aceitar um aluno e acabávamos aceitando um perfil sem querer. Alguns também entraram com nomes aparentemente normais e inclusive fotos de pessoas reais, mas se pronunciavam de maneira incondizente com a posição que conhecemos dos alunos de RI UFF.

Sabemos que não sofremos os ataques com a mesma veemência que outras instituições as quais presenciaram a exposição de imagens pornográficas e/ou apologia a movimentos neonazistas e neofascistas, justamente pois já estavamos cientes desses casos e buscamos agir o mais rápido possível pra evitar esse tipo de ação. Porém, podemos afirmar que sofremos minimamente alguma tentativa de perturbação ao nosso espaço de debate.

O CASViM repudia esse e todos os ataques cibernéticos que vêm acontecendo nos últimos dias. Eles são exemplos de ataques e cerceamento à liberdade de expressão que prezamos em reuniões de instituições estudantis. Sabemos que a intenção desses movimentos é generalizar o medo mas não vamos nos deixar acanhar por tais práticas.

Pedimos desculpas pelos alunos que foram lesados pela súbita troca de link e que, porventura, não conseguiram participar da assembleia. Nos comprometemos a prezar pela segurança de TODOS os presentes e vamos tomar todas as medidas necessárias para uma possível próxima Assembleia online. Recomendamos fortemente que quem esteve presente na primeira sala, troque as senhas da conta que utilizou para fazer login e salientamos também que as próximas palestras do INEST terão outro formato para evitar quaisquer transtorno do tipo.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

June 4, 2020