PPGEST

May 5, 2020

O CA recebeu recentemente um e-mail do Professor Thiago Rodrigues com informações relacionadas às publicações dos docentes do PPGEST e vem por meio desta divulgá-la na íntegra abaixo. Acreditamos que seja de importante conhecimento da comunidade discente.

"Em nome da transparência e da manutenção do diálogo franco e aberto entre corpo docente e corpo discente, nós da Coordenação partilhamos com vocês os dados de publicação dos docentes do PPGEST em periódicos acadêmicos da área de Ciência Política e Relações Internacionais do período 2017-2020 (ainda incompleto).

Esse é o período de avaliação estabelecido pela CAPES para todos os programas de pós-graduação em todas as áreas de conhecimento.

Apenas para esclarecer: nosso programa de pós, o PPGEST, pertence à Área de Ciência Política e Relações Internacionais, que reúne 48 programas de Ciência Política, Relações Internacionais, Políticas Públicas e Defesa/Estudos Estratégicos.

Cada Área conta com um Coordenador (Prof. Dr. Luis Fernandes, IRI/PUC-Rio e ESG) e dois vice-coordenadores: Prof. Dr. Adriano Codato, (UFPR), para os programas acadêmicos, e Prof. Dr. William de Sousa Moreira (EGN), para os programas profissionais.

Apesar das subáreas listadas acima, a avaliação é feita pela comparação de desempenho de todos os programas, sem distinção de ênfase.

São avaliadas três dimensões: 1) Proposta do Programa (seus objetivos, metas, adequação teórica, metodológica e epistemológica, inovação, relação da Pós com a Graduação); 2) Produção do Programa (publicação dos docentes permanentes em revistas ranqueadas, publicação de livros ou capítulos de livros ranqueados, publicação de artigos por mestrand@s e doutorand@s, cumprimento dos prazos para defesa de dissertações e teses; produção técnica do corpo docente e discente (participação em eventos, publicação ou participação em mídias, revisões de livros, pareceres para revistas acadêmicas, organização de eventos acadêmicos, coordenação de grupos de pesquisa, editoração de revistas acadêmicas, relatórios de pesquisa para órgão de fomento); 3) Impacto Social: inserção profissional dos egressos, impacto em políticas públicas de pesquisas, inserção na mídia, grau de internacionalização (acordos de pesquisa, recepção de alunos e professores estrangeiros, envio de professores e alunos para atividades no exterior).

O quesito (2) costuma ter grande peso na avaliação geral do programa, porque a CAPES entende que a missão fundamental de um Programa de Pós-Graduação é dividida em dois âmbitos: 1) formar pessoas aptas à pesquisa, ao trabalho acadêmico e ao mercado da área e 2) produzir conhecimento inovador para a sua área. O modo como se mede a produção de conhecimento é a publicação de artigos, capítulos e livros.

No item "Publicações", artigos têm mais peso que livros e capítulos porque a CAPES aplica uma regra internacional que se baseia num conceito chamado "Fator de Impacto". Existem índices como o SCielo, o JCR, o SCOPUS, o Web of Science, Research Gate e o Google H que medem quanto um determinado artigo é acessado, lido e citado.

A partir desse mapeamento, cada um desses índices gera um ranking. As revistas acadêmicas mais acessadas valem mais pontos e, consequentemente, as menos acessadas valem menos.

Com base nessa lógica, a CAPES estabeleceu um ranking próprio chamado Qualis Periódicos, que conta com oito níveis de classificação para uma revista acadêmica brasileira ou estrangeira: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C. Foi determinado que apenas as revistas A1, A2 e B1 seriam consideradas válidas para a pontuação da produtividade de um programa de pós-graduação.

No momento, existe uma revisão do Qualis Periódicos que mudou as categorias para: A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, B5. A área de Ciência Política e Relações Internacionais determinou que apenas as revistas de A4 a A1 serão consideradas aptas para avaliação.

Esse Novo Qualis Periódicos ainda está em formatação, porque é preciso a conclusão do período avaliativo 2017-2020 para uma classificação definitiva das revistas. Já é um avanço, no entanto, porque revistas oriundas de outras áreas (como Direito e HIstória, por exemplo) passaram a ser contempladas também para a nossa área.

Sendo assim, enviamos a fotografia da produção dos nosso docentes do PPGEST.

Ainda não é possível fazer um quadro comparativo com os demais programas, porque o relatório anual da CAPES que cada programa deve preencher (chamado Plataforma Sucupira), teve seu período de preenchimento estendido até junho de 2020. No site da CAPES, não há informações sobre a produção dos programas nos anos de 2017 e 2018.

Dessa forma, como a análise é comparada, não nos é viável determinar com precisão se o PPGEST está bem, razoável ou em má posição.

O que, sim, sabemos, por participar ativamente do Fórum de Coordenadores da Área de CP & RI, do Fórum de Coordenadores da UFF e de manter contato direto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFF (PROPPI), é que todos os programas têm feito esforços para melhorar seus índices de produtividade.

É importante, ainda, relembrar que o PPGEST recebeu NOTA 4 na última avaliação da CAPES (num ranking que vai de 2 a 7). Pelo esforço conjugado entre professores e estudantes, a coordenação à época do Prof. Vágner Camilo Alves e a Direção do Prof. Eurico Figueiredo, subimos de nota, indo do 3 para o 4.

Essa progressão nos permitiu apresentar uma proposta de Doutorado, já pela atual Coordenação, que, felizmente, foi aprovada em 2018 (apenas os programas com nota 4 ou superior podem contar com programas de doutorado). Contamos, agora com duas turmas de doutorado em andamento.

Não podemos, no entanto, permitir que o PPGEST seja rebaixado para a NOTA 3, pois isso implicaria no fechamento do doutorado (as turmas já ingressadas teriam o direito de concluir o curso, mas ficaríamos proibidos de realizar novos processos seletivos).

Esse longo e-mail e o arquivo que partilhamos são parte do esforço da atual Coordenação para deixar o corpo docente e discente amplamente informados sobre nossa situação real, o que inclui o perfil de publicação de cada docente (indicado no Qualis Atual e no Novo Qualis).

https://drive.google.com/open?id=1rbJv8TiO9XAOE_jxa_By-LBrMuxWS_ZM"

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes