Mapa do site

nos encontre
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Layout por Tai Ravedutti
Receba nossa Newsletter

Campanha Outubro Rosa

October 16, 2018

Iniciado na década de 1990, o movimento do Outubro Rosa tem como objetivo estimular a participação e conscientização da população no controle do câncer de mama. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor, existindo vários tipos dessa doença. 
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), estima-se que no Brasil 59.700 casos novos serão identificados para cada ano do biênio 2018-2019. Por isso, o CASViM gostaria de salientar que existe tratamento contra o câncer de mama, oferecido pelo Ministério da Saúde através do SUS. Além disso, gostaríamos de ressaltar a importância da conscientização para o rastreamento e diagnóstico da doença, participando do Outubro Rosa.
Queremos lembrar que o câncer de mama não possui apenas uma causa, porém alguns fatores como a idade (cerca de 4 a cada 5 casos ocorrem após os 50 anos), fatores ambientais e comportamentais (como obesidade, consumo de bebida alcoólica e sedentarismo), fatores hormonais e reprodutivos (primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios anticoncepcionais, menopausa após os 55 anos) e fatores genéticos (histórico familiar de câncer no ovário, casos de câncer de mama e alteração genética) aumentam o risco da doença. Vale salientar que o câncer de mama genético corresponde de 5 a 10% do total dos casos da doença, enquanto o câncer de mama em homens corresponde a 1%.
Como prevenção, recomenda-se a observação das mamas. Os principais sintomas e sinais da doença são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos. Além disso, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos realizem, a cada dois anos, uma mamografia de rastreamento.
Por fim, gostaríamos de relembrar que a realização de exercícios físicos tal qual uma alimentação saudável são formas de se evitar qualquer doença, incluindo o câncer de mama. Além desses fatores que podem reduzir o câncer de mama em 30%, a amamentação é um grande aliado das mulheres, além de fazer parte de um momento importante entre mãe e filho.
Com o objetivo de fomentar a campanha de Outubro Rosa, o CASViM busca disseminar as informações necessárias para a detecção precoce e, assim, melhor tratamento da doença.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 13, 2018

November 12, 2018

November 9, 2018

October 29, 2018

October 19, 2018