Campanha Setembro Amarelo 2018

Setembro Amarelo

Considerado o mês para prevenção do suicídio e promovido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) desde 2015, o setembro amarelo tem se mostrado um movimento importante na conscientização sobre o suicídio, este que tira a vida de um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo.

Sendo a terceira causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, o suicídio é considerado pela OMS como um grave problema de saúde pública mundial. Segundo a organização, poucos países incluíram a prevenção ao suicídio entre suas prioridades de saúde e só 28 relatam possuir uma estratégia nacional para isso.

Segundo a agência da ONU, embora haja relações entre distúrbios suicidas e mentais com a depressão e o alcoolismo, muitos casos ocorrem em momentos impulsos de crise, sejam estes ocasionados por problemas financeiros, términos de relacionamento ou dores crônicas e doenças. Além disso, grupos vulneráveis como refugiados e migrantes, indígenas, LGBTs e pessoas privadas de liberdade possuem altas taxas de suicídio.

Acredita-se que muitos casos possam ser evitados caso medidas sejam tomadas, entre elas a introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool; identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo; entre outras. Além disso, o tratamento dado para problemas mentais na sociedade, considerado como tabu, favorece para que haja uma dificuldade na procura por tratamento, já que essas pessoas seriam hostilizados, podendo piorar o quadro da doença.

O CASViM gostaria de reiterar a importância do tratamento adequado e na prevenção do suicídio e, visando estimular a conscientização sobre a temática, a ação social promoverá durante o mês uma campanha de apoio ao setembro amarelo.

Gostaríamos de acrescentar o número do CVV (188) e o link de seu site (https://www.cvv.org.br/). O Centro de Valorização a Vida é uma associação sem fins lucrativos que conta com atendimento voluntário e gratuito 24 horas para aqueles que precisem conversar. A conversa é sob sigilo e pode ser realizada por telefone, email ou via chat em seu site. Incentivamos a aqueles que precisarem de apoio a utilizarem do CVV, mas ressaltamos a importância do tratamento psicológico e do apoio essencial da família e de amigos na luta contra essa doença.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Mapa do site

nos encontre
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Layout por Tai Ravedutti
Receba nossa Newsletter