Mapa do site

nos encontre
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Layout por Tai Ravedutti
Receba nossa Newsletter

Campanha Setembro Amarelo 2018

September 8, 2018

Setembro Amarelo

Considerado o mês para prevenção do suicídio e promovido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) desde 2015, o setembro amarelo tem se mostrado um movimento importante na conscientização sobre o suicídio, este que tira a vida de um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo.

Sendo a terceira causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, o suicídio é considerado pela OMS como um grave problema de saúde pública mundial. Segundo a organização, poucos países incluíram a prevenção ao suicídio entre suas prioridades de saúde e só 28 relatam possuir uma estratégia nacional para isso.

Segundo a agência da ONU, embora haja relações entre distúrbios suicidas e mentais com a depressão e o alcoolismo, muitos casos ocorrem em momentos impulsos de crise, sejam estes ocasionados por problemas financeiros, términos de relacionamento ou dores crônicas e doenças. Além disso, grupos vulneráveis como refugiados e migrantes, indígenas, LGBTs e pessoas privadas de liberdade possuem altas taxas de suicídio.

Acredita-se que muitos casos possam ser evitados caso medidas sejam tomadas, entre elas a introdução de políticas para reduzir o uso nocivo do álcool; identificação precoce, tratamento e cuidados de pessoas com transtornos mentais ou por uso de substâncias, dores crônicas e estresse emocional agudo; entre outras. Além disso, o tratamento dado para problemas mentais na sociedade, considerado como tabu, favorece para que haja uma dificuldade na procura por tratamento, já que essas pessoas seriam hostilizados, podendo piorar o quadro da doença.

O CASViM gostaria de reiterar a importância do tratamento adequado e na prevenção do suicídio e, visando estimular a conscientização sobre a temática, a ação social promoverá durante o mês uma campanha de apoio ao setembro amarelo.

Gostaríamos de acrescentar o número do CVV (188) e o link de seu site (https://www.cvv.org.br/). O Centro de Valorização a Vida é uma associação sem fins lucrativos que conta com atendimento voluntário e gratuito 24 horas para aqueles que precisem conversar. A conversa é sob sigilo e pode ser realizada por telefone, email ou via chat em seu site. 
Incentivamos a aqueles que precisarem de apoio a utilizarem do CVV, mas ressaltamos a importância do tratamento psicológico e do apoio essencial da família e de amigos na luta contra essa doença.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 13, 2018

November 12, 2018

November 9, 2018

October 29, 2018