Mapa do site

nos encontre
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Layout por Tai Ravedutti
Receba nossa Newsletter

ocurso

O que nós achamos

depoimentos de alunos e ex-alunos

Sou Mariana, tenho 19 anos e estou no CA desde o meu primeiro período! A ideia de fazer parte de uma instituição tão ligada a ser responsável pela melhor graduação possível aos alunos me encantou logo de cara! Quando o CA se apresentou para os calouros nas primeiras semanas e tivemos uma atividade na qual plantamos uma árvore, me apaixonei e sabia que precisaria fazer parte disso! Desde então, estou adorando ser membro do CASVIM. Já participei da área de ação social e hoje faço parte da comunicação! As duas são ótimas! O trabalho do núcleo de AS é muito bonito e gratificante, e na comunicação me sinto muito próxima dos demais estudantes! O trabalho é realmente muito difícil e cansativo pois as vezes nos esbarramos com alguns problemas, mas no final é incrível ver até onde chegamos e o que conseguimos proporcionar aos outros estudantes e a nós mesmos.

Mariana da Hora

3º Período

Eu entrei no CASViM no primeiro período e aprendi muitas coisas sobre a faculdade e seu funcionamento que não aprenderia sozinha. O centro acadêmico é de extrema importância pros alunos e ser parte desse contato é enriquecedor, tanto por estar em contato com outros alunos e saber mais sobre suas necessidades e dúvidas, quanto por estar em contato com o corpo docente. Ser parte do casvim também exige responsabilidade e esforço, o estresse às vezes também acompanha mas é de uma sensação incrível ver o resultado de um projeto que você se empenhou pra realizar. Como coordenadora de ação social, é ótimo ver as pessoas engajadas no que tentamos realizar com os alunos e a comunidade. Acho que tenho muito pra aprender ainda com o casvim, com a convivência com os outros membros e sobre a faculdade e fico muito contente por fazer parte da história desse centro acadêmico e do curso de relações internacionais da uff.

Gabi Sampaio

3º Período

Please reload

como funciona

trajetória e especificidades

   A graduação de Relações Internacionais está dentro do Instituto Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense, estando vinculado ao Depar­ta­mento de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais (DEI) desde 2011. A grade curricular do curso é composta por quarenta e duas matérias divididas em oito períodos, sendo destas trinta e sete matérias obrigatórias e cinco optativas. São 2520 horas de disciplina e 300 de atividades complementares para a integralização do currículo, totalizando 2820 horas. Sendo essas horas de atividade complementares divididas entre horas externas e internas (realizadas por instituições vinculadas à UFF), dentro das quais enquadram-se os eventos realizados pelo CASViM. O curso tem como diferencial, o fato de ser o primeiro curso de Relações Inter­na­cionais do País a dar ênfase à área de Estu­dos Estratégicos. Tal área permite que os estudantes se iniciem nas análises referentes ao sistema de Segurança Internacional e seus reflexos sobre a Defesa do Estado brasileiro.

   O INEST/UFF conta com programas de extensão e mestrado. Atualmente, oferece o Curso de Extensão em Avaliação de Políticas Públicas de Defesa, ministrado pelos professores Evert Vedung, emérito da Universidade de Upsala, e do prof. Luiz Pedone, do INEST. Já o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST) foi autorizado a funcionar pela CAPES em dezembro de 2007 e montou sua primeira turma em março de 2008.

Gostaria de contribuir com seu depoimento?

Envie o seu no nosso Fale Conosco

instituiçõesvinculadas

aAri
Diplomacine
cosmopolítico
argos