fAq

Perguntas frequentes

Eletivas

Qual a diferença entre optativa e eletiva?


Disciplinas optativas são disciplinas oferecidas pelo departamento do nosso curso (o INEST) ou que são aceitas por esse como parte da grade curricular oferecida e disciplinas eletivas são disciplinas oferecidas por outros departamentos da UFF, podendo elas serem optativas ou obrigatórias para esses.





Funcionamento do CA

Qual a função do CA?


O CA (Centro Acadêmico) existe como o órgão máximo representativo dos alunos de Relações Internacionais dentro e fora da UFF.




Como o CA se comunica com o INEST?


O CA possui uma comunicação direta com o INEST através de representantes escolhidos por cada administração. Esses estudantes terão contato direto com o departamento e serão os responsáveis por estar em reuniões representando do CASViM. É claro que todos os estudantes, dentro e fora do CA, têm um caminho aberto para comunicar-se com o departamento, mas em meios oficiais estipula-se a existência de um representante e o seu suplente.




De que maneira o CA me representa?


O CA representa os alunos de Relações Internacionais UFF através da presença constante nos ambientes universitários, desde o DCE até a Reitoria, além de instituições de integração regional e nacional. Seus membros têm incluído dentro de suas funções essa representação ativa. Além disso, o CA representa os alunos através de um diálogo ativo para que os seus interesses sejam ouvidos, seja na construção de parcerias comerciais ou debates políticos




Há distinção entre CASViM, Atlética e Argos?


O CASViM é o Centro Acadêmico do Curso de Relações Internacionais, sendo a AARI (Associação Atlética de Relações Internacionais) e a Argos instituições independentes a ele. Buscamos manter um contato próximo com ambas as instituições, para que haja uma integração e possamos proporcionar o melhor para o curso de RI UFF. Há também projetos vinculados ao CASViM, como é o caso do Diplomacine e do Cosmopolítico, que têm independência administrativa, mas dependem do CA financeiramente.




Quem é do CASViM?


O CASViM é gerido por gestões de 1 ano e com número relativo de alunos (depende da gestão). A gestão da Chapa Lutz (atual) é composta por 39 alunos cujos nomes estão disponíveis na página "Gestão Atual" deste site.




Posso ajudar o CASViM mesmo não sendo do Colegiado do CA?


É definido no Estatuto do CASViM que os alunos pertencentes à gestão eleita pelo processo democrático é que tem a prerrogativa da atuação em nome do CA. Porém, vale a discussão com os membros sobre o auxílio em atividades específicas, caso seja do seu desejo ajudar sem se filiar ao CASViM. Vale também lembrar que o CA é, como definido pelo Estatuto, aberto a qualquer momento a todos os alunos de Relações Internacionais, sem exceção.




O que eu devo fazer se tenho uma crítica/dúvida/sugestão em relação ao curso ou ao CA?


Existe nesse site uma área dedicada à críticas e sugestões a respeito do funcionamento do CA, do curso ou de algum assunto relacionado ao nosso ambiente universitário.
Todos os comentários são bem vindos!




Como é gerido o dinheiro do CA?


Cada gestão possui um plano financeiro para o caixa do CA, os alunos devem acompanhar esse plano durante o período eleitoral. Já no período de gestão o CA mantém o seu fluxo de caixa aberto para todos os estudantes no nosso Drive, além desse fluxo ser divulgado.





Sentiu falta de alguma informação importante?
Nos avise no Fale conosco